Telecomunicações destravam em Belém para a COP30 e ampliam oportunidades de negócios

0

Investimentos em conectividade devem impulsionar o evento e deixar legado tecnológico para a região metropolitana

Anatel, GSI e teles aceleram novas antenas em Belém para garantir banda  larga na COP 30 – ConvergenciaDigital
Fonte: Reprodução – Convergencia Digital

Belém (PA) – A Região Metropolitana de Belém começa a receber um pacote de obras de infraestrutura digital que promete transformar a conectividade da capital antes da COP30, marcada para novembro de 2025. Após a liberação dos primeiros alvarás de instalação, operadoras como Claro, TIM e Vivo deram início ao processo de expansão da rede, prevendo a ativação de mais de 20 novos sites de telecomunicações em pontos estratégicos da capital e da região metropolitana.

O movimento atende à demanda de garantir comunicação estável durante a conferência, que deve atrair dezenas de milhares de participantes, mas também sinaliza oportunidades de negócios no setor de telecom, tecnologia e serviços digitais. O reforço da infraestrutura inclui áreas-chave como o Parque da Cidade (sede das chamadas Green e Blue Zones), o Porto do Futuro, o Mangueirão e o Mercado Ver-o-Peso, locais que terão conectividade aprimorada para visitantes e para a população.

Do total de 15 pontos classificados como prioritários, 14 receberão antenas permanentes, consolidando um salto estrutural no sistema urbano de comunicação. Apenas o Terminal do Outeiro terá instalação temporária, voltada ao fluxo de embarcações durante o evento.

Empresas de tecnologia, startups e provedores locais já avaliam como aproveitar esse novo cenário. A ampliação da rede não só viabiliza a operação de plataformas digitais e serviços baseados em dados durante a COP30, como também abre espaço para soluções em mobilidade, monitoramento urbano, segurança e turismo inteligente.

A expectativa é que, além de garantir conectividade para delegações, jornalistas e lideranças globais, a modernização das telecomunicações em Belém funcione como motor de negócios e legado para a economia digital da Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *