Petrobras encerra simulado na Margem Equatorial; Ibama analisará resultados
Mais de 400 profissionais participaram da operação, etapa decisiva para a licença de perfuração

Belém (PA) – A Petrobras concluiu nesta quarta-feira (27) o simulado de emergência realizado na Margem Equatorial, em águas profundas do Amapá. O exercício faz parte da Avaliação Pré-Operacional (APO), exigida pelo Ibama no processo de licenciamento ambiental para perfuração de um poço exploratório na região.
A operação mobilizou mais de 400 profissionais durante quatro dias. Foram utilizados uma sonda na área do poço, seis embarcações de contenção e recolhimento de óleo, outras seis voltadas a monitoramento e resgate, além de três aeronaves. Um centro de fauna também foi montado em Oiapoque (AP).
Segundo o Ibama, a fase de simulação está encerrada e os dados coletados serão analisados nos próximos dias. O órgão informou que, somente após essa etapa, será elaborado um relatório técnico que indicará se o Plano de Emergência Individual (PEI) da empresa é considerado exequível. Não há prazo definido para a conclusão da análise.
A realização da APO é apontada como a última etapa antes da decisão sobre a licença de perfuração. A Margem Equatorial é vista como uma das áreas de maior potencial para novas descobertas de petróleo, em linha com os achados recentes na Guiana e no Suriname.