Lula reforça convite a Donald Trump para a COP30 em Belém

0

Em telefonema com o presidente americano, líder brasileiro reforça laços bilaterais e solicita a retirada de sobretaxas sobre produtos do Brasil

BELÉM (PA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira (6) um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa, que durou 30 minutos e foi descrita em comunicado como amistosa, resultou em um convite formal para que Trump participe da COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

O novo convite para o evento em Belém foi um dos pontos principais da conversa entre os líderes. Lula também aventou a possibilidade de se encontrar com Trump na Cúpula da ASEAN, na Malásia, ou viajar para os Estados Unidos, demonstrando o interesse em fortalecer as relações entre as duas maiores democracias do Ocidente.

Diálogo para a restauração de laços


A conversa entre Lula e Trump reforça a impressão positiva que ambos tiveram durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O presidente brasileiro destacou que o diálogo é uma oportunidade para restaurar os 201 anos de relações amigáveis entre os países.

Lula aproveitou a conversa para tratar de temas econômicos, solicitando a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros e de outras medidas restritivas aplicadas a autoridades do Brasil. Em resposta, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).

Para garantir um canal direto de diálogo, os presidentes trocaram telefones. A conversa foi acompanhada por membros da equipe do governo brasileiro, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *