Exclusivo: Ministro das Cidades detalha o legado pós-COP30 para Belém

0

Jader Filho destaca o novo aeroporto e a maior estação de tratamento de esgoto da cidade como marcas do investimento em infraestrutura

BELÉM (PA) – Em entrevista exclusiva concedida ao Amazônia International Business (AIB) durante a COP30, o Ministro das Cidades, Jader Filho, detalhou o legado de infraestrutura que a conferência deixará para a capital paraense. O Ministro enfatizou a importância dos investimentos para aprimorar a conectividade aérea internacional e desenvolver a cadeia turística local.

Questionado sobre a relação de Belém com o mundo a partir da conectividade aérea e os investimentos em turismo, Jader Filho destacou que a COP30 serviu como um ponto de inflexão para a infraestrutura da cidade.

“A infraestrutura de Belém sai de [uma situação] para agora que a COP finaliza, poder receber turistas do mundo todo. Nosso aeroporto, como você disse, dobrou a sua capacidade. Nós temos agora quatro transatlânticos para vir a Belém, trazendo aqui para nossa cidade para conhecer a nossa cultura, a nossa culinária, o nosso povo”, afirmou o Ministro.

Legado em Saneamento e Mobilidade

O Ministro Jader Filho ressaltou que, além do turismo, os investimentos deixam um legado crucial nas áreas de saneamento e mobilidade urbana:

  • Saneamento: “A maior estação de tratamento de Belém saiu como obra para a COP3, isso aqui é saneamento básico para a cidade.”
  • Mobilidade: O avanço das obras do BRT Metropolitano também foi citado como fundamental para “facilitar a ligação em todas as cidades da Região Metropolitana com qualidade, com ônibus climatizado, com ônibus com Wi-Fi”.

O Ministro concluiu o balanço destacando o espírito acolhedor dos paraenses: “Não existe povo tão hospitaleiro que possa receber tão bem quanto o povo do Pará. As pessoas estão todas contentes… de ver que a gente, além de a gente marcar a história de Belém como saindo daqui com negociações que vão tornar o mundo melhor, mas também poder deixar um legado.”

A entrevista exclusiva, concedida ao representante do AIB, Rodrigo Lopes, sublinha o papel da conferência como catalisadora de investimentos que devem beneficiar a capital amazônica por muitos anos.

Você pode assistir à entrevista completa no canal do Amazônia International Business no YouTube. Clicando no link a seguir: Ministro das Cidades concede entrevista exclusiva ao AIB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *