COP30 não será transferida de Belém, diz governo do Brasil a países-membro da ONU
Governo brasileiro envia carta reafirmando que a capital paraense está preparada para sediar a conferência do clima e garante soluções logísticas para receber delegações do mundo todo
Belém (PA) – O governo do Brasil reiterou formalmente à ONU e aos países-membro que não há alternativa para sediar a COP30 que não seja a cidade de Belém (PA). A confirmação foi feita por meio de uma carta enviada na última segunda-feira (11) à UNFCCC, braço de clima das Nações Unidas e responsável pela organização da conferência, com pedido para que o documento fosse distribuído a todas as nações participantes.
De acordo com a agência Bloomberg, a correspondência buscou encerrar rumores sobre uma possível mudança de local para a 30ª edição da cúpula, que reunirá líderes globais para debater mudanças climáticas.
Estava prevista para esta quinta-feira (14) uma reunião em que o Brasil apresentaria respostas a 48 questionamentos feitos por diferentes países sobre a capacidade logística de Belém para receber o evento. O encontro, no entanto, foi adiado pelo secretariado da UNFCCC por questões de agenda.
“A gente espera poder voltar para o tópico de conteúdo nas discussões da COP e, sim, estamos colocando todos os esforços para que os temas de logística sejam endereçados pelo governo federal”, afirmou a CEO da COP30, Ana Toni.
Segundo levantamento divulgado pelos organizadores até 8 de agosto, Belém e municípios próximos já dispõem de 53 mil leitos: 14.547 em hotéis, 6 mil em dois navios de cruzeiro, 10.004 em imóveis de temporada via imobiliárias e 22.452 por meio do Airbnb. O governo informou ainda que novas opções serão adicionadas às plataformas oficiais de reservas BNetwork e Qualitours.