Belém e Paris selam parceria internacional e reforçam diplomacia em nível municipal
Prefeita Anne Hidalgo visita a capital paraense e se encontra com Igor Normando para assinar Termo de Cooperação e conhecer o projeto “Paris n’América”

BELÉM (PA) – A capital paraense será palco de um encontro diplomático de peso neste sábado (8). O prefeito de Belém, Igor Normando, recebe a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Palácio Antônio Lemos para a assinatura de um Termo de Cooperação entre as duas cidades. O encontro não apenas fortalece a relação bilateral, mas também reforça o reconhecimento de Belém como uma cidade estratégica na Amazônia e anfitriã da COP30.
A visita de Anne Hidalgo ocorre em um momento de aquecimento dos laços França-Brasil, logo após as recentes viagens do presidente Macron ao Brasil. O reencontro em Belém simboliza a continuidade dessa diplomacia, agora com foco em nível municipal.
“Paris n’América”: Resgate da Belle Époque
Um dos pontos altos da agenda será a apresentação do projeto “Paris n’América”, que visa revitalizar a Rua Santo Antônio, no centro comercial da cidade. Após o encontro no Palácio, os prefeitos seguirão para um passeio pela rua.
O projeto tem uma forte inspiração histórica. No auge do ciclo da borracha, no início do século XX, Belém viveu sua “Belle Époque tropical”, fortemente influenciada pela cultura europeia. A Rua Santo Antônio abrigou a lendária Casa Paris n’América, um ícone da art nouveau construído com materiais franceses, que remetia à elegância das Galeries Lafayette.
O novo projeto propõe resgatar essa memória e devolver à Rua Santo Antônio o charme e a vitalidade de tempos passados, com a restauração de fachadas, incentivo ao comércio local e valorização do potencial turístico do coração histórico de Belém.
O Termo de Cooperação a ser assinado é esperado para abrir caminhos para o intercâmbio de expertise entre as duas capitais, beneficiando o desenvolvimento urbano e cultural de Belém.
