Pará alcança 90 municípios no Mapa do Turismo, ampliando o potencial regional

0

Crescimento de destinos aptos a captar recursos federais reflete política de regionalização e fortalece a gestão turística no estado

BELÉM (PA) – O Pará atingiu a marca de 90 municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica do Ministério do Turismo para direcionar políticas públicas e investimentos para o setor. O número de cidades paraenses aptas a desenvolver o turismo de forma estruturada reforça a política de regionalização adotada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O Mapa do Turismo é um instrumento essencial que certifica que os municípios possuem a estrutura mínima de gestão turística necessária para captar recursos federais destinados a infraestrutura urbana, eventos, promoção de destino e capacitação profissional.

Cidades aptas e compromisso com o setor


Entre os municípios que renovaram sua presença no Mapa estão destaques como Barcarena, Paragominas, Santarém e Marituba.

Pela primeira vez, cidades como Acará, Curionópolis, Igarapé-Miri e Terra Santa ingressaram na lista, resultado de um trabalho articulado entre o Estado e as administrações municipais.

O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, ressaltou que a conquista reflete o compromisso com o fortalecimento da gestão turística: “Essa ampliação demonstra que o Pará está no caminho certo, com uma política sólida de regionalização e com municípios cada vez mais preparados para receber o turista, gerar emprego e renda e fortalecer a economia local”.

Para integrar o Mapa, os municípios precisam atender a critérios como ter um órgão municipal de turismo, dotação orçamentária específica, prestadores de serviços cadastrados no Cadastur e um Conselho Municipal de Turismo ativo.

Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, destacou que o sucesso é um reflexo direto da ação conjunta entre a Setur, o Ministério do Turismo, secretarias municipais e a rede de conselheiros, consolidando o avanço do turismo no estado. A Setur oferece assessoria técnica para garantir que os municípios atendam aos critérios e aproveitem as oportunidades de inserção no cenário turístico nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *