Infraestrutura 5G: Belém ganha 40 novos pontos de antenas e amplia conectividade na região Norte
Parceria entre Governo do Pará e operadoras de telefonia moderniza a capital, garantindo alta performance e um legado duradouro para mais de 500 mil pessoas

BELÉM (PA) – A capital paraense está finalizando a ampliação de sua infraestrutura digital para assegurar conectividade de alta performance durante a COP30. Em uma ação estratégica que se configura como um dos principais legados tecnológicos do evento, Belém ganhou 40 novos pontos de antenas 4G e 5G. Desses, 24 já estão em operação, e os 16 restantes estão em fase final de implantação.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e as operadoras de telefonia TIM, Vivo e Claro, atuando sob a supervisão da Anatel.
Alta performance e legado tecnológico
As novas instalações contemplam áreas cruciais para a logística do evento e de grande circulação da população, como o Parque da Cidade, o Porto Futuro, a Vila COP, o Aeroporto, a Estação das Docas e as áreas portuárias de Outeiro, incluindo a Ilha do Combu.
“São ações estratégicas que irão garantir conectividade de alta performance durante a COP30 e deixarão um legado de infraestrutura tecnológica moderna e duradoura para os paraenses”, afirma Jonatas Gomes, gerente da Divisão de Projetos de Cidadania da Prodepa.
Com a implantação dessas novas estações, a estimativa é que a densidade de cobertura 5G atinja mais de 500 mil pessoas, considerando a média populacional dos bairros de Belém. Todos os equipamentos instalados (como biosites e celpostes) permanecerão na cidade, garantindo um avanço tecnológico que beneficia diretamente os moradores.
Wi-Fi 6 e modernização da rede estadual
Além da ampliação da cobertura móvel, a Prodepa modernizou sua rede de telecomunicações. Foram contratados dois links de internet de 100 Gbps e atualizados roteadores de alto desempenho no datacenter estadual.
Um dos legados mais tangíveis para a população será a implantação de redes Wi-Fi públicas de alta densidade, baseadas no padrão Wi-Fi 6, que oferecerão internet gratuita e de qualidade em diversos pontos indicados pelo Comitê Organizador da COP30.
O esforço em Belém acompanha a expansão da conectividade no interior. Atualmente, 100 dos 144 municípios do Pará (69,4%) já estão conectados à Rede Estadual de Telecomunicações, impulsionando a inclusão digital e social em áreas remotas e ribeirinhas.
