BRT Metropolitano poderá integrar Castanhal a Belém com tarifa única

0

Obras do sistema atingem 90% de conclusão e operação assistida começa em outubro


BELÉM (PA) – O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (10) que o sistema BRT Metropolitano poderá incluir Castanhal na rede de transporte integrado da Região Metropolitana de Belém. Caso a proposta seja confirmada, moradores da cidade, distante cerca de 67 km da capital, poderão chegar até Belém pagando apenas uma passagem, no valor de R$ 4,60.

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) foi autorizada a realizar um estudo de viabilidade técnica para avaliar a inclusão do município no sistema.

Estrutura do BRT

As obras do BRT Metropolitano já alcançam 90% de execução e a previsão é que o sistema inicie a operação assistida em outubro. O projeto é considerado um dos maiores investimentos em mobilidade urbana do Estado e contempla 13 estações, 13 passarelas e uma faixa exclusiva de circulação de ônibus no trecho entre o Entroncamento, em Belém, e Marituba.

“Estamos anunciando a participação de Castanhal no sistema BRT Metropolitano, para que os moradores possam se deslocar até Marituba, Ananindeua e Belém, incluindo áreas como o Ver-o-Peso, São Brás e a Universidade Federal do Pará (UFPA), de forma integrada. Isso garante mais facilidade no deslocamento e redução de custos para a população”, destacou o governador.

Terminais modernos e inéditos no Brasil

Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba estão em fase final e contam com um modelo exclusivo: os ônibus que chegam e saem não utilizam o mesmo espaço físico, o que aumenta a segurança e reduz riscos de acidentes.

Cada terminal também terá uma Estação Cidadania, oferecendo serviços como emissão de documentos e orientação jurídica. Haverá ainda ambulatórios, lanchonetes, lojas, banheiros modernos e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Frota renovada e tecnologia

O sistema contará com 265 ônibus novos, incluindo 40 veículos elétricos, todos equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. As linhas serão divididas entre expressas — ligando Marituba a São Brás — e alimentadoras, responsáveis por conectar os bairros aos terminais. A integração permitirá ao passageiro usar mais de um ônibus pagando apenas uma passagem.

Impacto regional

O BRT Metropolitano beneficiará diretamente os moradores de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e, futuramente, Castanhal, após a conclusão do estudo da Arcon.

Castanhal: polo regional

Castanhal, que integra oficialmente a Região Metropolitana de Belém desde 2011, é a sexta maior cidade do Pará, com população estimada em 209 mil habitantes em 2025, segundo o IBGE. Localizada em posição estratégica, é cortada pela BR-316, principal via de ligação com a capital, e está a pouco mais de 60 km do porto, aeroporto e da Alça Viária, pontos fundamentais para o escoamento da produção e a logística regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *